Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!

Construçaõ



Total de visitas: 55520
A Origem do Xaxado




O Xaxado é uma dança típica nordestina, sua origem foi ligada diretamente ao Cangaço especificamente por Lampião e seus companheiros por volta dos anos vinte, Lampião antes de ter seu próprio bando, ele foi "recruta" do bando de Senhor Pereira, e nesses anos que ele foi recruta, talvez ele tenha aprendido o melhor da sua arte de cangaceiro, e logo depois a partir de vinte e dois, quando Senhor Pereira deixa o Sertão e vai embora para Goiás, Lampião assume o comando do bando, passa a ter seu próprio bando, passando de um "simples recruta" a comandante do grupo. No inicio denominava-se Xaxado apenas a música que era usada como fundo para a dança pisada, há uma diferença entre Xaxado que é a música e a pisada que é a dança. O Xaxado servia para que sobre ele se dançasse um tipo de coreografia que era chamada de pisada, sendo duas coisas distintas que com o passar dos anos, pela cabeça do povo se resolveu pela mistura de uma coisa com a outra e hoje se diz: " Eu vou dançar o Xaxado!", já não se diz: "Eu vou dançar a pisada!". A expressão Xaxado surgiu vem de uma atividade do sertanejo, que é xaxar a bagem do feijão depois de retirada (colhida) na roça, que é feito com um pau batendo o feijão, para retirar da bagem o caroço, chamado assim xaxar, "vamos xaxar o feijão!".



No Cangaço não havia a figura feminina, como o Xaxado foi uma dança originada no cangaço, em suas origens a mulher é inexistente, porém, a partir de mil novessentos e trinta, a figura feminina entra no Cangaço, passando a está presente também no Xaxado. O Xaxado é dançado em uma fila indiana, sapateando um atrás do outro. O Xaxado poderia ser dançado da maneira mais singela com o canto de quem tirasse o verso na frente, respondido por todos, e o ritmo era marcado pelo sapateado no chão, o som da alpercata no solo e a batida na argola do riffle winchester, bastaria isso para o Xaxado, mas, é evidente que em alguns casos, em casa de pessoas amigas, havendo um sanfoneiro e um zabundeiro, um fole de oito baixos ou até mesmo uma gaita de beicho, poderia encrementar o Xaxado concedendo a ele uma característica mais viva, mais ativa musicalmente falando. Apesar de ser uma dança muito simples, o Xaxado tem algumas variações feito em mil novessentos e vinte e seis pelo grupo do Cangaceiro Medalha. Viam dançando dois grupos, até que ficando frente a frente, os dois a frente da fila batiam as alpercatas, fazendo do Xaxado uma dança de admiração dos moradores das cidades, apesar da luta de muitos grupos de dança folclóricas o Xaxado hoje em dia está perdendo suas características. O Xaxado representa uma das únicas heranças culturais deixadas pelo Cangaço, movimento tipicamente Nordestino e parte do nosso Folclore, precisamos preservar a nossa Cultura para que as próximas gerações possam ainda vivê-la, e não apenas estudá-la.




Criar um Site Grátis   |   Crear una Página Web Gratis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net